sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dia do Folclore é comemorado com o lançamento do Ponto de Cultura

O Dia do Folclore, celebrado oficialmente em 22 de agosto, foi comemorado em Olímpia com o lançamento do Ponto de Cultura, projeto conquistado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer junto ao Ministério da Cultura. 




O evento foi aberto na noite de segunda-feira, no Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’, com a participação dos grupos folclóricos Guerreiros de Aruanda e Coral Sertanejo Seguidores do Professor José Sant'Anna e dos grupos parafolclóricos Godap e Anástasis.

A solenidade foi presidida pelo o secretário Beto Puttini e contou com as presenças do secretário de Governo, Paulo Marcondes (representando o prefeito Geninho Zuliani), diretora de Cultura, Marina Salemi e coordenadora do Museu, Milca Lustre.
 

Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. “Não é uma criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes”, explicou o secretário Beto Puttini. Em alguns pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas (música, dança, teatro, cinema, capoeira, entre outras).

Os projetos selecionados funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

“Em nossa cidade a contemplada no edital foi a Associação de Capoeira Raízes de Olímpia, comandada pelo nosso amigo Zé Kokão (José Roberto Pimenta), uma entidade que é nossa parceira, que desenvolve um trabalho muito bonito. Fizemos a inscrição em 2010 e felizmente fomos contemplados com uma verba de 60 mil reais pelo periodo de tres anos”, explicou Beto Puttini.
 
Segundo o secretário, com o recurso do Ponto de Cultura será possível a realização de diversas Oficinas Culturais de acessos gratuitos em vários pontos da cidade. “Além disso, vamos promover a difusão cultural com a chamada Cultura na Rua, levando uma vez por mês apresentações culturais para diferentes bairros do município”, acrescentou.
 

INSCRIÇÕES
 
As inscrições para as oficinas do Ponto de Cultura podem ser feitas no Museu de História e Folclore (rua David Oliveira, nº 420, centro) e na Casa da Cultura (rua São João, 942, centro). As atividades incluem música, dança e artesanato. As aulas serão ministradas no Museu, na Casa da Cultura e no Recinto do Folclore. As vagas são limitadas.

VEJA PROGRAMAÇÃO
Oficinas de Música: Flauta, Viola e Violão – Casa da Cultura
 
Oficinas de Brinquedos e brincadeiras folclóricas – Museu de História e Folclore
Oficina de Artesanato – Museu de História e Folclore
Oficina de Capoeira, Maculele e Puxada de rede – Recinto do Folclore e sede do Ponto de Cultura (próximo ao Museu)
 

Todos os meses de forma itinerante: Cultura na Rua – Bairros da cidade.

Inscrições e informações com Milca 3281-6436 ou Rodrigo 3281-6415 (em horário comercial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário