Sala de Raízes Folclóricas


Raízes Folclóricas

O que são raízes folclóricas ?

É conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração, que faz parte da cultura popular.
Através de estudos podemos confirmar que os Encomendadores de Alma realizavam uma etnografia de parte do imaginário através dessa manifestação cultural e religiosa, explorando também sua dimensão artística através de rituais e de expressões popular. Já os foliões de reis faziam paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida. As Bandeiras de Reis, como também são chamadas as Folias, têm versos próprios para pedir, agradecer e despedir-se dos moradores.
Já se resgatando a origem da congada podemos dizer que a congada é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil.Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras.
E com a chegada dos africanos no Brasil, perceberam na necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, por serem constantemente alvos de práticas violentas e castigos pelos senhores de engenho, os escravos fugiam da fazenda e eram perseguidos pelo “capitão-do-mato”.

Encomendação de Alma: “O que separa a alma do corpo não é a morte,é a vida” .
Folia de Reis: “Senhora dona da casa, abra a porta e venha ver os Três Reis do Oriente, vieram visitar você”
Congada: “Amar ao próximo como a si mesmo”.

Capoeira:”Capoeira é arte, sabedoria, conhecimento e cultura de um povo oprimido que encanta tanto os pobres quantos os ricos”