O Museu possui um rico acervo com aproximadamente 11.000 peças entre documentos, livros, fotografias, artesanatos, antiquários, etc. A peça mais antiga é uma locomotiva Inglesa de 1892 (Maria Fumaça) que fica na parte externa do Museu.
O acervo do Museu de Olímpia conta a história da fundação do municipio até os seus anos dourados, onde Olímpia era considerada a Cidade Menina Moça.Também conta a história do idealizador e fundador do Museu e do festival do Folclore (Profº José Sant Anna) que está na parte de cima da casa.
Na parte de baixo temos o folclore. Costumes Culturais (peças antigas como ferro a brasa, lampião, chaleiras de ágata etc), Lendas, Raízes Folclóricas (folia de reis, congada, chapéu de fita, recomendações das almas e capoeira),Indumentárias Folclóricas( roupas doadas por grupos na época do festival do folclore, Tropeiros (cotidiano dos vaqueiros que ajudaram a difundir a cultura no Brasil), Artesanato em palha, madeira, argila, barro e tear , a nossa Religiosidade nas manifestações Folclóricas ( história do catolicismo e candomblé resultando em um sincretismo) e os nossos famosos Antiquários ( peças doadas pelos olimpienses, acervo importantíssimo que ajudou a construir a história do Nosso Museu.